Preciso mesmo de um software para gestão de fazendas?

Você consegue falar com exatidão o quanto de gado tem em sua fazenda agora, ver o motivo das principais baixas, histórico de movimentação de compra e de venda e acompanhamento de nascimentos? tem alguma informação ou o monitoramento disto?

Para responder a estes questionamentos você tem que recorrer a várias pessoas ou talvez a anotações diversas que estão descentralizadas?

Saiba que isto não é raro de acontecer, e seu problema pode não ser o descontrole, talvez seja a dificuldade em organizar os dados coletados de sua fazenda em um único lugar.

Com frequência, percebemos que até aqueles pecuaristas que imaginam ter o controle dos animais em sua fazenda, não são tão firmes em sua resposta, quando indagados sobre informações básicas de controle do gado.

 Na verdade, a falta de um sistema de controle de gado para armazenar os dados da fazenda como nascimento, compra, venda, morte ou outros eventos, faz com que seja difícil medir um dos maiores patrimônios que o pecuarista tem em sua fazenda: O seu rebanho.

Se aprofundarmos ainda mais na nas perguntas sobre a gestão da fazenda e controle dos animais, as coisas podem se complicar ainda mais. Vamos ao exercício, seria fácil dizer:

  • Conseguimos mensurar o desempenho produtivo dos animais?
    Seria fácil monitorar em qual pasto estão alocados os animais dentro da fazenda?
  • Como está o desempenho de peso por raça, por lotes ou então por local?
  • É feito o controle de contas a pagar e receber?

Embora possam parecer simples perguntas, esses acompanhamentos são vitais para um melhor gerenciamento do rebanho, e você deve se atentar para isto.

Mas se está sendo difícil responder, você pode estar negligenciando ou então com dificuldades de levantar informações importantes para a gestão da fazenda. Pode ser até que não seja por desinteresse ou incapacidade, mas por falta de processos bem definidos e registrados para serem  bem monitorados.

Qual o impacto de não saber responder a tudo isto?

Uma vez que as margens da pecuária estão cada vez mais estreitas, todos os gargalos devem ser fechados e tratados de forma eficaz, afinal no fechamento das contas todos acabam sentindo no bolso. Mas a questão é, você quer perceber, gerenciar e tratar tudo isto antes ou prefere saber depois?

Lembre-se que, um rebanho mal gerenciado vai resultar em perdas produtivas e, consequentemente, prejuízos financeiros, diretamente relacionados ao descontrole ou desconhecimento das informações do seu rebanho.

Diz o ditado que “ quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve” e um pecuarista que não se planeja e não gerencia as suas atividades, vai sempre tentar guiar no escuro, sem saber pra onde ir, ou o que deve fazer, gastando o seu precioso tempo e dinheiro com ações que são pouco efetivas.

Além do fato de que pode ser necessário vários ciclos produtivos para conseguir diminuir um prejuízo financeiro que foi originado por falhas por desconhecimento, e quanto mais tardio for a ação de ter controles bem definidos, esse prejuízo na fazenda pode levar mais tempo ou mesmo não ser mais recuperado.

Mas, como podemos evitar prejuízos na fazenda?

Implementando ferramentas e processos que auxiliem no armazenamento e gestão da informação coletada no campo, para facilitar o dia a dia da sua equipe e o seu também.

Quando você usa ferramentas poderosas para te apoiar, vários questionamentos são respondidos prontamente, e suas ações passam a ser direcionadas baseadas em dados sólidos.

Dessa forma, torna- se muito mais fácil acertar na tomada de decisão e fazer aquilo que realmente precisa ser feito para alcançar o lucro na fazenda.

Como fazer o controle do rebanho com o Procreare, sistema de gestão de fazendas?

Dentro do software para gestão de fazenda Procreare, você cadastra seus animais, insere as informações básicas como: número, sexo, raça e a categoria, é a partir deste momento, basta lançar as movimentações de nascimentos, mortes, compras, vendas, etc.

A partir deste momento, você já terá um completo controle do estoque de animais da fazenda. Junto a estas informações podemos lançar também no Procreare, software para gestão de fazendas, os registros de pesos e dados reprodutivos, desta forma teremos um completo controle do desempenho corporal e reprodutivo dos animais.

O Procreare, software para gestão de rebanho, é instalado no seu computador, e dispensa internet para seu funcionamento, sendo assim, mesmo que o sinal lá na fazenda seja ruim, você conseguirá lançar seus dados, isto vai te ajudar a ficar ON mesmo quando sua internet estiver OFF.

Você também pode fazer a sincronização das informações lançadas no seu painel gerencial web, desta forma você também contará com dados estatísticos do seu rebanho exibidos online, para fazer o monitoramento e tomar decisões na administração de sua fazenda.

Os benefícios de utilizar o Procreare, software para gestão de rebanho, são inúmeros. Cadastrando os seus animais no software Procreare Rebanho, a qualquer momento você poderá ter as informações do total de animais da fazenda, o acompanhamento de peso vendo o desempenho por ano,  por lote ou categoria, de forma rápida, fácil e prática.

Imaginando que agora você já tenha optado por um sistema de gestão de fazendas, vai conseguir tomar decisões mais assertivas quanto à gestão do gado, podendo estender para o controle financeiro, estoque, máquinas, pessoas, tudo em um só lugar.

Quem já utiliza o Procreare, software para gestão de rebanho, percebe que com informações precisas todos os envolvidos na gestão da fazenda se tornam um gestor.

É uma mudança de cenário, que depende de qual caminho você quer escolher: Trabalhar com achismos e com ”aproximação”, ou ir para o gerenciamento e controle profissional da fazenda e do rebanho.

Imagina que você e  seus colaboradores vão poder trabalhar com dados sólidos, projeções de terminação dos animais tirando apenas um relatório dentro do sistema Procreare, software para gestão de rebanho, e percebendo qualquer desvio em tempo de conseguir fazer as adequações necessárias para que a meta seja alcançada.

Enfim, esse tipo de resposta só é possível quando temos controle de todos os processos.

Neste sentido vale a sábia filosofia de que “PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR” e isto faz muito sentido quando o assunto é gestão do gado.

Com o Procreare, software para gestão do rebanho, fica mais fácil monitorar e agir!

A ferramenta nós temos a decisão é sua, Vamos rumo ao controle?

Entre em contato conosco para conhecer mais do Procreare,  software para gestão de rebanho, e transformar o seu negócio! Saiba mais clicando aqui

Contato Comercial
Falar com Consultor
1
Bem vindo ao suporte Procreare.
Precisa de ajuda? Fale com o supote!