Entenda sobre o backup do seu sistema de gestão pecuária

Você usa um software de gestão pecuária? Veja a importância de fazer o Backup.

Para aqueles que usam software de gestão, quando falamos em proteger seus dados, uma das rotinas mais importantes é a de fazer o backup. Não é diferente para quem usa sistema de gestão pecuária.

Por meio dessa função, você poderá resguardar suas informações e recuperar qualquer dado caso alguma coisa não saia como planejado.

Por exemplo: Caso algum arquivo do seu software de gestão pecuária seja corrompido ou ocorra algum problema com o seu hardware (notebook ou desktop), é vital ter um arquivo de backup para recuperar as suas informações, evitando prejuízos financeiros e outros problemas — como a perda do seus dados, o que pode prejudicar muito a administração da Fazenda.

Reunimos algumas informações para que você compreenda a importância de manter a rotina de backup do seu software pecuário em dia.

O que é o backup

Você sabe o que é a rotina de backup? Essa é uma técnica de segurança digital que consiste em realizar uma cópia de segurança dos seus dados.

O principal objetivo desta cópia é, se necessário, ter um ponto de restauração das informações em caso de perda ou dano do seu equipamento, seja por falhas humanas, desastres como descargas elétricas, incêndios, vírus ou até mesmo pelo roubo do equipamento.

Essas cópias geradas pelo seu software de gestão pecuária podem ser salvas em HDs externos, pen drive, e-mail, ou em nuvem. Uma boa estratégia de backup deve sempre ter mais de um local para armazenamento e é muito importante ressaltar que essas cópias devem ser salvas fora do seu equipamento (notebook ou desktop) para que realmente fique protegido.

De quanto em quanto tempo fazer o backup ?

Os intervalos desses Backups vão variar de acordo com a sua rotina de lançamentos de dados e da demanda de comunicação destes arquivos. O recomendado é que o Backup seja feito diariamente, ou sempre que for feito um lançamento de informações relevantes. Variando sempre de acordo com a demanda dessa comunicação de dados da sua fazenda.

O mais importante é ter um planejamento de backup o mais rápido possível!
Caso você ainda não tenha realizado um, pare tudo e faça um imediatamente!
Proteger os seus dados de todos os imprevistos é essencial para a sua Fazenda.

O que é restauração ?

Tão importante quanto realizar backups periódicos, é saber que se tudo der errado, você tem de onde recomeçar ! Por isso os Arquivos de Backups podem ser restaurados e você poderá dar continuidade ao seu trabalho de qualquer lugar, e de qualquer outro equipamento a partir daquele ponto/momento que os seus dados da fazenda forem restaurados.
Além de servir como um conforto e segurança do seu trabalho, a restauração também vai servir como uma forma de comunicação para aqueles que fazem a administração da Fazenda a distância.

Backup em nuvem

Uma das formas mais seguras e rápidas de salvar cópias dos seus dados, e também uma das mais procuradas, é o backup em nuvem (essa ferramenta está disponível para os clientes adeptos ao plano mensal), possuindo algumas vantagens:

1. Flexibilidade

O Backup em nuvem tem a capacidade de atender a demanda de todos os tipos de fazenda com eficiência, ou seja, Fazendas de todos os portes e com variados tipos de criação podem se beneficiar do Backup online.

2. Centralizado
Para aqueles que têm mais de um usuário do Software, a nuvem irá funcionar como um centralizador das cópias dos dados, facilitando o acesso aos dados dos usuários,de qualquer local. Assim, fica mais simples realizar uma rotina de comunicação dos dados entre um usuário e outro, ou de um equipamento com o outro.

3. Mobilidade

Ao utilizar a nuvem como método de armazenamento de backup, você ganha mobilidade na hora dos lançamentos, podendo assim fazê-los sem internet.
A cópia de segurança e a restauração contará com a opção de ser realizada de qualquer lugar e a qualquer hora, para isso, basta ter conexão com a internet.

4. Ilimitado

Uma das maiores vantagens desse tipo de armazenamento é a possibilidade de realizar quantos Backups quiser, de acordo com o seu planejamento. Seus arquivos de backup podem ser muito grandes e, mesmo assim, poderão ser guardados na nuvem. Lembrando sempre que o Backup  online Procreare, armazenará até os 03 últimos arquivos, por Propriedade, de acordo com o plano contratado.

Soluções para backup

No Procreare atualmente existem duas soluções que te permitem realizar a rotina de backup:
Local: Gera o arquivo no seu equipamento, para você salvar onde for mais conveniente.
Online: Salva o arquivo em nuvem, no servidor da Procreare.

Em caso de falhas de Software ou de Hardware a cópia dos seus dados podem ser restauradas em alguns minutos, garantindo, assim, a continuidade do seu trabalho.
Essas Cópias de seguranças (Backup), ficam sobre a responsabilidade do usuário da Procreare,

e como vimos, a rotina de Backup é vital para evitar prejuízos e a perda de informações essenciais do seu negócio.

Então se você ainda não tem uma cópia de segurança dos seus dados, esse é o momento ideal para fazê-lo!

Contato Comercial
Falar com Consultor
1
Bem vindo ao suporte Procreare.
Precisa de ajuda? Fale com o supote!