PECUÁRIA 4.0 inovações tecnológicas na produção pecuária

Pecuária 4.0 apenas um conceito ou uma mudança de visão na gestão pecuária.

O que todos nós sabemos é que os avanços tecnológicos vem revolucionando vários setores do mercado, mudando o modo de  produção e a forma de consumo. No setor pecuário não é diferente. 

Por isso, o conceito de Pecuária 4.0. vem sendo cada vez mais comum. Se você é do meio pecuário e ainda não se deparou com esse termo em algum lugar, ainda vai se deparar. 

Mas por que é um assunto tão latente, e quais mudanças propõe? A Pecuária 4.0 oferece uma evolução no modo de produção e também uma mudança na forma de enxergar e conduzir a pecuária. 

Conhecendo um pouco da origem da Pecuária 4.0:

Na década de 70, tivemos avanços significativos em softwares e maquinários que marcaram aquela época, o período foi caracterizado como sendo a terceira revolução industrial. 

Décadas mais tarde, começamos vivenciar nossa quarta revolução industrial, a 4.0. Nesse cenário, os sistemas de produção ciber-físicos, uso da Internet das coisas, conectividade, robótica, digitalização e mobilidade continuaram ganhando cada vez mais destaque, e isto nos coloca dentro de uma revolução tecnológica que vem transformando radicalmente a forma que trabalhamos, relacionamos e vivemos. Tal transformação é diferente de tudo que o ser humano tenha experimentado até então. 

Esta é a razão do nome Pecuária 4.0, tem relação com as mudanças e inovações tecnológicas proporcionadas pela 4ª Revolução Industrial nos processos de produção pecuária. 

Em outras palavras, assim será a pecuária bovina rápida, planejada, hiperconectada. A Pecuária 4.0 nada mais é do que o desembarque da inovação tecnológica na pecuária, e isto fez com que a pecuária brasileira se desenvolvesse, tornando-se reconhecida mundialmente e nos colocando como um dos maiores produtores do agronegócio no mundo, como por exemplo, há anos encabeçando o ranking mundial de exportação de carne.   

Podemos então, associar, muito do nosso crescimento e várias dessas conquistas às técnicas desenvolvidas na Pecuária 4.0, responsáveis por otimizar e melhorar a cadeia produtiva da pecuária. 

Na prática, como a Pecuária 4.0 tem alterado o modo de gerir as fazendas e  tornar o dia a dia mais fácil. 

Pecuaristas dos mais diversos tamanhos passam a contar com uma série de ferramentas e softwares que automatizam e otimizam tarefas importantes do dia a dia da propriedade, fazendo assim com que o empreendedor tenha mais tempo para se dedicar à gestão e ao crescimento do negócio.  

Vantagens da Pecuária 4.0:

Muitos são os benefícios que a Pecuária 4.0 traz para os produtores e suas fazendas, vamos relacionar alguns: 

Redução de falhas e erros

Os softwares de controle de manejo é produção substituem as planilhas e cadernos permitindo um acompanhamento mais rápido e preciso do rebanho. Assim, qualquer desvio é imediatamente identificado e as ações corretivas são tomadas em um menor espaço de tempo. 

Maior lucratividade 

Este talvez seja um dos principais benefícios da Pecuária 4.0, uma vez que estas tecnologias agilizam e facilitam o trabalho, hoje conseguimos ter mais gado em um espaço do que era possível ter antes, com o auxílio de máquinas conseguimos produzir mais, mesmo tendo menos pessoal, também conseguimos maior produtividade e menor desperdício de recursos. Por estas e outras que podemos aumentar a rentabilidade da atividade pecuária.

Aumento da produtividade 

A utilização de diversas técnicas de manejo, tecnologias de supervisão, melhoramento genético, maquinários e equipamentos de última geração permite que o produtor alcance mais eficiência nos processos produtivos e de monitoramento em sua fazenda, potencializando a performance do rebanho e do negócio como um todo.  

Pecuária 4.0 falamos do futuro ou do presente?

É só olhar para ver que o uso da tecnologia na pecuária não está para acontecer, ela já está provocando grandes mudanças na atividade, modernizando e implantando novos processos operacionais e resolvendo problemas do dia a dia que atrapalhavam a gestão de pecuaristas. 

Então quando falamos de Pecuária 4.0, falamos de tecnologias do presente que vão garantir um futuro!

Pecuarista, veja sua fazenda como um negócio, aproveita todas estas tecnologias, diferencie-se dos concorrentes e garanta seu lugar no mercado. 

Como diz o ditado: “Agro é tec”

 

Contato Comercial