O que é Software Pecuário

Entenda o que é software de controle pecuário e quais são as  vantagens e benefícios deste recurso.

Surgimento da demanda de software pecuário

Com a globalização os mercados se tornaram mais integrados, e as demandas de um novo modelo de gestão para os pecuaristas veio junto. Os controles sanitários por exemplo, tem que atender às necessidades locais, nacionais e em alguns casos internacionais. Começa então a cobrança por uma pecuária de precisão.

Com isto, torna-se cada vez mais importante para o pecuarista coletar, armazenar e processar as informações do rebanho de forma ágil e eficiente, ter um controle preciso passa ser vital para o negócio, além de  ser um fator classificatório ou até mesmo eliminatório para selecionar um novo fornecedor.

Atentos a essas mudanças de comportamento do mercado e do pecuarista, fabricantes de tecnologia começaram a desenvolver sistemas que oferecem um controle completo da produção pecuária. Surge então os softwares pecuário.

O que é software pecuário

De maneira geral, o conceito de software diz respeito a um grupo de comandos e códigos que são escritos numa forma específica de linguagem. Através desses comandos e códigos, são executadas funções preestabelecida permitindo o funcionamento do sistema. Dessa forma cada ação é definida por sequências, que em conjunto, formam o software.

De forma mais específica, Software Pecuário são sistemas criados especificamente para fazer gestão pecuária, que podem ser instalados ou processado em computadores, celulares e tablet a fim de executar tarefas específicas na atividade pecuária. Eles têm ações pré determinadas para armazenar, processar e gerar informações relevantes ao negócio.

A proposta dos softwares pecuário disponíveis no mercado possibilitam aos pecuaristas gastar menos tempo lançando dados é ter cada vez mais informações para analisar e  tomar decisões acertadas, desta forma podem ter mais tempo para outras tarefas importantes.

Vantagens de ter um Software Pecuário

  • Aumento da produtividade:

Uma vez que ele demanda menos tempo na coleta e registro dos dados.

  • Software Pecuário oferece redução de falha humana:

Os registros podem ser feito digitando ou mesmo fazendo a leitura usando algum hardware (bastão de leitura, antenas, balanças, etc)

  • Software Pecuário oferece redução de gastos:

Você pode fazer muito mais demandando menos pessoal. Podemos reduzir gastos desnecessários com estoque por descontrole ou desperdícios.

  • Software Pecuário oferece mais controle na gestão do rebanho:

Todos os processos podem ser registrados é o sistema cria os alertas de tarefas importantes que devem ser feitas nos devidos prazos como por exemplo o controle de processos reprodutivos.  

  • Software Pecuário oferece uma tomada de decisão mais ágil:

A capacidade de processamento de um sistema é muito rápido uma vez que utilizam de dispositivos eletrônicos (computador, celular ou tablet) para fazer os cálculos.  Isto da muito mais velocidade na tomada de decisão para o administrador da fazenda.

  • Software Pecuário oferece melhor desempenho do rebanho:

Você consegue identificar os animais mais produtivos e que tem um desempenho superior aos demais, tarefa que seria muito mais delicada se fosse feita a mão.

Tipos de softwares Pecuário:

Podemos dizer que para cada necessidade específica você tem um software específico. Afinal como vimos um software possui um grupo de comandos e códigos que precisam ser previamente escritos a fim de chegar a um resultado esperado.  Através desses comandos e códigos, que acionamos diversas ações dentro de um programa. É isto que vai justifica a quantidade de tipos de software para pecuária que pode encontrar. Confira alguns tipos e utilidades de um software.

  • Software Pecuário de manejo de gado

  • Software Pecuário para controle de estoque

  • Software Pecuário para controle financeiro

  • Software Pecuário formulação de ração

  • Software Pecuário para genética

  • Software Pecuário para controle de máquinas

  • Software Pecuário para controle de pastagem

  • Software Pecuário para controle de clima

E muitos outros que a necessidade pode trazê-los a existência.

Plataformas de softwares pecuário

Além dos tipos de software, você deve saber que eles podem ser classificados de acordo com a plataforma onde irá rodar. Dessa forma, vamos ter:

Software Pecuário Desktop:

É a forma mais tradicional de plataforma para rodar software, muito utilizada em locais onde se faz importante ter o sistema instalado na máquina, tem mais estabilidade é velocidade pois utilizam da capacidade do computador ou notebooks. Não demanda internet.

Software Pecuário Cloud:

É quando seu software roda a partir de uma “nuvem”, o local remoto para você não manter todos os dados no seu dispositivo. São mais raros é mais caros de manter. É precisam de uma internet muito para para funcionar com estabilidade.

Mobile:

Plataforma que engloba os dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Leve em conta que um bom software pecuário tem que ser capaz de transformar um apanhado de dados em conhecimento que gere valor para sua fazenda, para que seja possível a tomada de decisão de forma mais segura e lucrativa.

Agora escolha seu software!   

Contato Comercial