Entenda o que é software de controle pecuário e quais são as vantagens e benefícios deste recurso.
Surgimento da demanda de software pecuário
Com a globalização os mercados se tornaram mais integrados, e as demandas de um novo modelo de gestão para os pecuaristas veio junto. Os controles sanitários por exemplo, tem que atender às necessidades locais, nacionais e em alguns casos internacionais. Começa então a cobrança por uma pecuária de precisão.
Com isto, torna-se cada vez mais importante para o pecuarista coletar, armazenar e processar as informações do rebanho de forma ágil e eficiente, ter um controle preciso passa ser vital para o negócio, além de ser um fator classificatório ou até mesmo eliminatório para selecionar um novo fornecedor.
Atentos a essas mudanças de comportamento do mercado e do pecuarista, fabricantes de tecnologia começaram a desenvolver sistemas que oferecem um controle completo da produção pecuária. Surge então os softwares pecuário.
O que é software pecuário
De maneira geral, o conceito de software diz respeito a um grupo de comandos e códigos que são escritos numa forma específica de linguagem. Através desses comandos e códigos, são executadas funções preestabelecida permitindo o funcionamento do sistema. Dessa forma cada ação é definida por sequências, que em conjunto, formam o software.
De forma mais específica, Software Pecuário são sistemas criados especificamente para fazer gestão pecuária, que podem ser instalados ou processado em computadores, celulares e tablet a fim de executar tarefas específicas na atividade pecuária. Eles têm ações pré determinadas para armazenar, processar e gerar informações relevantes ao negócio.
A proposta dos softwares pecuário disponíveis no mercado possibilitam aos pecuaristas gastar menos tempo lançando dados é ter cada vez mais informações para analisar e tomar decisões acertadas, desta forma podem ter mais tempo para outras tarefas importantes.
Vantagens de ter um Software Pecuário
-
Aumento da produtividade:
Uma vez que ele demanda menos tempo na coleta e registro dos dados.
-
Software Pecuário oferece redução de falha humana:
Os registros podem ser feito digitando ou mesmo fazendo a leitura usando algum hardware (bastão de leitura, antenas, balanças, etc)
-
Software Pecuário oferece redução de gastos:
Você pode fazer muito mais demandando menos pessoal. Podemos reduzir gastos desnecessários com estoque por descontrole ou desperdícios.
-
Software Pecuário oferece mais controle na gestão do rebanho:
Todos os processos podem ser registrados é o sistema cria os alertas de tarefas importantes que devem ser feitas nos devidos prazos como por exemplo o controle de processos reprodutivos.
-
Software Pecuário oferece uma tomada de decisão mais ágil:
A capacidade de processamento de um sistema é muito rápido uma vez que utilizam de dispositivos eletrônicos (computador, celular ou tablet) para fazer os cálculos. Isto da muito mais velocidade na tomada de decisão para o administrador da fazenda.
-
Software Pecuário oferece melhor desempenho do rebanho:
Você consegue identificar os animais mais produtivos e que tem um desempenho superior aos demais, tarefa que seria muito mais delicada se fosse feita a mão.
Tipos de softwares Pecuário:
Podemos dizer que para cada necessidade específica você tem um software específico. Afinal como vimos um software possui um grupo de comandos e códigos que precisam ser previamente escritos a fim de chegar a um resultado esperado. Através desses comandos e códigos, que acionamos diversas ações dentro de um programa. É isto que vai justifica a quantidade de tipos de software para pecuária que pode encontrar. Confira alguns tipos e utilidades de um software.
-
Software Pecuário de manejo de gado
-
Software Pecuário para controle de estoque
-
Software Pecuário para controle financeiro
-
Software Pecuário formulação de ração
-
Software Pecuário para genética
-
Software Pecuário para controle de máquinas
-
Software Pecuário para controle de pastagem
-
Software Pecuário para controle de clima
E muitos outros que a necessidade pode trazê-los a existência.
Plataformas de softwares pecuário
Além dos tipos de software, você deve saber que eles podem ser classificados de acordo com a plataforma onde irá rodar. Dessa forma, vamos ter:
Software Pecuário Desktop:
É a forma mais tradicional de plataforma para rodar software, muito utilizada em locais onde se faz importante ter o sistema instalado na máquina, tem mais estabilidade é velocidade pois utilizam da capacidade do computador ou notebooks. Não demanda internet.
Software Pecuário Cloud:
É quando seu software roda a partir de uma “nuvem”, o local remoto para você não manter todos os dados no seu dispositivo. São mais raros é mais caros de manter. É precisam de uma internet muito para para funcionar com estabilidade.
Mobile:
Plataforma que engloba os dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Leve em conta que um bom software pecuário tem que ser capaz de transformar um apanhado de dados em conhecimento que gere valor para sua fazenda, para que seja possível a tomada de decisão de forma mais segura e lucrativa.
Agora escolha seu software!