O que é IATF 
Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF. É uma técnica desenvolvida baseada em protocolos farmacológico que induz a atividade ovariana para a sincronização da ovulação de matrizes.
Veio para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, que são as falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.
Como é aplicado
A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possa inseminar essas fêmeas em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção. Sendo também capaz de trazer fêmeas em anestro à ciclicidade (com a inclusão do hormônio eCG nos protocolos de IATF).
Vale a pena lembrar que, os fármacos e hormônios utilizados não prejudicam as fêmeas, pois são substâncias iguais ou similares às que participam do processo fisiológico do aparelho reprodutivo, e terminado seu efeito, não interferem em ciclos estrais posteriores.
Utilização
A IATF deve ser utilizada em propriedades assistidas por veterinário capacitado, com adequado manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, com fêmeas em boa condição corporal e acima de 45 dias de pós-parto.
Em caso de novilhas, somente as que já tiveram um ou dois ciclos estrais e já atingiram o peso adequado, podem participar de protocolos de IATF.
Existem vários protocolos desenvolvidos para IATF, a decisão de qual deles utilizar é uma decisão técnica, levando em conta a avaliação dos animais, contudo, dentre eles, os que demonstram melhores resultados são os que utilizam dispositivos de progesterona e eCG, pois aliam maior taxa de prenhez com o fato de atingir fêmeas em anestro.
Praticando no rebanho:
Em primeiro lugar é feito a seleção das matrizes a serem sincronizados. Lembrando da importância de certificar que estes animais não possuem nenhum problema de ordem clínica no aparelho reprodutor (cistos, endometrites, etc),
Um exemplo de protocolo praticado na maioria dos casos:
- Dia 0 às 8 horas: Inserção de dispositivo intravaginal de progesterona e aplicação de 2mg de Benzoato de Estradiol via IM.
- Dia 8 às 8 horas: Aplicação de 400 UI de eCG IM + aplicação de prostaglandina IM+ retirada do dispositivo de progesterona.
- Dia 9 às 8 horas: Aplicação de 1 mg de Benzoato de Estradiol IM.
- Dia 10 às 16 horas: Inseminar todas as vacas sincronizadas.
Melhores índices de prenhez são proporcionais as condições e características dos animais, horários de aplicação e doses e à perícia do inseminador. Índices acima de 50% de prenhez na primeira inseminação indicam que a técnica foi bem aplicada.
Para aqueles animais que estejam apresentando ciclos estrais regulares pode-se suprimir o uso do eCG no protocolo, isso não vai acarretar perda no resultados.
Vantagens
A racionalização da mão de obra e a melhor qualidade de vida proporcionada aos inseminadores, que podem dispensar a observação de cios e diminuição de problemas trabalhistas decorrentes disso, também são vantagens importantes.
Controle total da reprodução;
Eliminação da detecção de cios e conseqüentemente as falhas de detecção.
conseguimos que as vacas do rebanho emprenhem mais rapidamente no período pós-parto, conseguindo reduzir a média de Intervalo entre Partos (IEP), resultando disso uma maior produção/ano de leite e bezerros.
- Induz a ciclicidade de vacas em anestro;
- Alta taxa de prenhez no início da estação;
- Aumenta a taxa de prenhez;
- Concentração e adiantamentso da parição;
- Padronização e maior peso ao desmame;
- Inseminação em grande escala;
- Otimização da mão-de-obra;
- Programar a inseminação e o nascimento dos bezerros;
- Melhoramento genético (número de bezerros nascidos de IA).
O QUE É NECESSÁRIO
|
IMPLANTAÇÃO
|
SUPERVISÃO DE UM VETERINÁRIOA supervisão é essencial para a tomada de decisões quanto à:
|
VACAS
|
ESTRUTURA
|
MÃO DE OBRA
|
PRODUTOS
|
FATORES QUE INTERFEREM NO RESULTADO DA IATF
|
Conclusões:
Os procedimentos para a execução de IATF são relativamente de fácil aplicação, mesmo tendo que ser feito um investimento com os insumos necessários para o procedimento, é um procedimento vantajoso pois os aumentos de produção leiteira e de bezerros compensam.