Algumas propriedades rurais não tem uma balança para pesar seus animais mas como pesar o gado sem balança e conseguir mensurar o peso dos animais que é de suma importância para auxiliar no controle de desempenho corporal, dieta, gerar índices zootécnicos, etc.
A maioria sabe que existem balanças próprias para isto e sabem também para tê-las vai requerer um investimento considerável, e isto para pequenas e médias propriedades pode impossibilitar a aquisição do equipamento. Por outro lado saber o peso dos animais somente com uma avaliação visual é pra poucos.
Mas então como pesar o gado sem balança. Vamos abordar algumas técnicas:
A forma mais popular de pesar o gado sem balança
Primeiro: Arrume uma trena, depois meça o perímetro torácico do animal, ou seja, o “suvaco” da frente. A fita é colocada em torno do peito e pegue a medida. Com a medida feita a regra é a seguinte: Cada centímetro equivale a 2,8kg, multiplica-se o valor da medida da fita por 2,8 e o resultado dessa conta é o peso do animal em quilogramas. Supondo que uma vaca mede 210 centímetro de “suvaco”, perímetro torácico, a conta para obter o peso aproximado seria: 210 (diâmetro do anima) x 2,8 (peso por centímetro) chegaríamos aos 588 que seria o peso aproximado.
Vale destacar que a arroba do boi é calculada pegando o peso do boi e dividindo por 30 e não 15, isto porque os frigoríficos consideram somente a carcaça do animal, que representa metade do peso.
Então para calcular a arroba do boi usando esta regra, fazemos assim:
Diâmetro x 2,8 = peso do animal / 30 = arrobas para a comercialização
EX: 210 x 2,8 = 588/30 = 19,6 @ (arredondando 20@).
Observação:
Para esta conta ser mais precisa, os animais devem ter o peso acima de 150kg, então usar a fita para medir bezerros de baixo peso, provavelmente não vai ser tão preciso. Quando se utiliza esse método, estamos generalizando. Não estamos levando em conta: A raça do animal, o Sexo do animal, A altura e comprimento do animal estas características também impactam quanto se trata de desempenho corporal do animal.
Mas apesar de todas as variáveis, este método que foi desenvolvido e comprovado fora do Brasil, vai de um jeito simples e prático de ajudar a ter uma boa noção sobre o desempenho corporal do seu rebanho.
Quando se utiliza esse método, estamos generalizando, por isto vamos ver que alguns especialistas fazem críticas a este método, então vamos apresentar outras duas formas de mensurar o peso dos animais.
Outras formas de pesar o gado sem balança, são elas:
Fórmula de Quetlet:
Onde:
P = peso vivo (kg);
C = Perímetro Torácico, atrás da espádua (m);
L = comprimento do corpo da ponta da espádua à ponta da nádega (m);
87,5 = coeficiente.
Fórmula de Mathiewitch:
Onde:
P = peso vivo (kg);
T = Perímetro Torácico, atrás da espádua (m);
V = circunferência da região do ventre (m);
C = comprimento do corpo (externo – íleo – isquial) (m);
62 = coeficiente para animais adultos.
65 = coeficiente para animais jovens.
Quando for realizar a medida dos animais, siga a dicas abaixo, elas vão te ajudar a ser mais precisos:
* Não deixe a fita dobrada ou torcida
* Não aperte demasiadamente e nem deixe muito frouxa, é interessante que a medida seja feita sempre pela mesma pessoa, que * já tenha calibrado a mão.
* Deixe o animal apoiado nas quatro patas.
* Procure fazer em superfície plana.
Pesar o seu gado não precisa ser mais um problema, escolha o melhor método aquele que você mais se familiariza e mãos à obra.