Como começar uma fazenda de Gado de Leite

This is the default single post custom subtitle

Como começar uma fazenda de Gado de Leite

Pensando em começar uma criação de gado de leite, ou está assumindo a fazenda leiteira de um membro da sua família, então este artigo vai ser útil, pois aqui você vai encontrar o que precisa saber para atingir bons resultados e ter sucesso no mercado de gado de leite.

O mercado – Criação de Gado de Leite no Brasil

O setor da pecuária é um dos pilares da economia brasileira, destacando-se a atividades de criação de gado, que que pode ser feita para corte ou produção de leite, sendo a pecuária leiteira uma das opções mais tradicionais.

O Brasil é destacado internacionalmente por sua  produção de pecuária leiteira, este mercado sempre tem sua relevância no PIB brasileiro, por isto quando enfrenta dificuldades rapidamente vemos esforços governamentais para fomentar o setor na economia. Muitos reclamam de falta de políticas eficazes por parte dos governos  para apoiar o produtor na origem do negócio, mas mesmo assim, o mercado ainda tem seus destaques.

Talvez nisto está a base para esta atividade está em constante evolução no país, e também por muitos produtores associar a oportunidade de manter uma tradição nacional, familiar além claro, da oportunidade de trabalhar com pecuária leiteira uma atividade que é rentável e prazerosa.

Analisar a demanda leiteira

O leite é um alimento que está presente, direta ou indiretamente, todos os dias na mesa da maioria dos brasileiros e também nas prateleiras dos supermercados. Não pode ser diferente, pois , o leite é muito rico em nutrientes, sendo responsável por oferecer diversos benefícios à saúde , por exemplo, o cálcio, que favorece e fortalece o desenvolvimento dos ossos em todas as fases da vida.

Sendo assim, investir na produção desta bebida é uma atividade vantajosa e com bom potencial de lucro, uma vez que ela é consumida amplamente em qualquer região, isto dá uma certa garantia de vendas e também a tendência é que a demanda de produção da pecuária leiteira se expanda ainda mais a cada ano que passa. Isto faz da pecuária leiteira uma ótima oportunidade de negócio no Brasil.

Vantagem na pecuária leiteira

Uma vantagem da pecuária leiteira é que ele pode ser desenvolvido em pequena ou larga escala, sendo possível adaptá-lo ao perfil produtivo e econômico do produtor.

A criação de gado de leite é uma atividade que pode ser desenvolvida em níveis industriais ou mesmo em um nível de pequeno produtor, pois no Brasil este negócio é considerado muito importante na sustentabilidade das propriedades comandadas por famílias em pequenas propriedades rurais, gerando uma renda diária satisfatória para a sobrevivência das pessoas e do próprio negócio.

Dependendo do nível de produção escolhido, a estrutura que a criação de gado de leite envolve é baixa, por isso, é considerado por muitos como um negócio de baixo custo e muitos começam por esta modalidade.

Na atualidade, temos muitas propriedades que atuam na criação de gado de leite, elas estão situadas em várias regiões: Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, pois elas oferecem boas condições para a manutenção do gado leiteiro, e isto favorece a obtenção de um produto de melhor qualidade.

Portanto, se você está em um destes locais e pretende começar a criar gado de leite já está contando com uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Desafios na pecuária leiteira

A criação de gado leiteiro é uma atividade com um grande potencial lucrativo, mas para que se torne viável a obtenção de bons resultados, é preciso conhecer algumas questões que envolvem o manejo deste animal. A venda do leite, na verdade, a dificuldade não está só em vender o leite produzido, já que a demanda é boa, mas sim produzir todo o potencial leiteiro do rebanho, para isto, devemos manter os animais saudáveis e bem alimentado para manter a qualidade esperada do produto.Para isto, é bom ter um suporte veterinário de um profissional de confiança para auxiliar nos cuidados da saúde do gado de leite.

Um ponto importante e que precisa ser frisado é a baixa no preço do leite, o que preocupou os produtores, contudo, medidas tomadas pelo governo já estão fazendo o preço do leite subir e entrar nos patamares normais. O gado de leite precisará de alimentação de boa qualidade, assim como pasto, espaço adequado para se locomover, não extremamente precisa ser grande, além de um cercado para não fugir.

Se você deseja implantar um perfil mais industrial na produção leiteira e com isto obter melhores resultados será necessário fazer um investimento mais alto, a começar na escolha dos animais, que deve-se levar em conta a raça mais adequada para sua fazenda, tendo em vista as condições de manejo que serão adotadas, além de um investimento mais cuidadoso em infraestrutura – Máquinas e Software qualificado para controle leiteiro – cuidados minuciosos com a manutenção da propriedade e dos animais.

Uma das despesas apontadas pelos produtores de pecuária leiteira são os custos dos produtos veterinários e os produtos de suplementação alimentar, que costumam ser utilizados em grande proporção e que têm preços relativamente altos o que acaba diminuindo as margens de lucros.

O que é preciso fazer na prática para começar a criar gado de leite

Para criar gado leiteiro é necessário observar uma série de cuidados essenciais para deixar os animais em boas condições de produção. Acompanhe abaixo como começar uma criação de gado de leite:

As Matrizes – Criação de Gado de Leite

Para que a sua criação de gado leiteiro seja bem sucedida é de fundamental importância trabalhar com animais que sejam capazes de atender às suas necessidades.

Se o negócio é gado de leite, saiba que existem raças mais indicadas para esse fim. Geralmente são animais mais dóceis que facilitam a ordenha, como as raças Pardo Suíço, Guernseys, Holstein (Holandesa) ou Jersey, ou seja, raças mais indicadas para esse fim, Geralmente são animais mais dóceis que facilitam a ordenha e que também tenha capacidade para um volume alto de produção de leite diariamente.

Controle de produção  – Criação de Gado de Leite

Tem que adotar métodos para acompanhar a evolução produtiva individual e coletiva do rebanho, é importante de tempos em tempos mensurar a produção de leite de cada vaca em lactação.

Conhecer o período de lactação de cada vaca permite ao produtor classificar seus animais por produtividade e destacar os que têm melhor desempenho daqueles que têm desempenho inferior, o que vai servir para orientar os futuros descartes, além de servir de parâmetro para o manejo do rebanho e adequação da alimentação de acordo com a produção registrada.

Este monitoramento permite ao produtor tomar uma série de decisões estratégicas que podem aumentar a eficiência do trabalho de sua propriedade, como a separação dos lotes de produção, o acompanhamento do intervalo entre partos (IEP), a média de produção por lactação, as projeções, entre outras.

Controle de Reprodução  – Criação de Gado de Leite

Manejo e controle da reprodução é também um acompanhamento vital para o negócio, pois para uma matriz estar produzindo leite é preciso antes ela ter passado por um processo de monta, diagnóstico e parto, isto sem contar o controle das vacinas, mas este controle efetivo você vai conseguir por meio de Programas que gerenciam Propriedades Leiteiras.

Estrutura – Criação de Gado de Leite

A criação profissional de gado de leite exige cuidados em diversos aspectos para obter um produto de boa qualidade, principalmente no que diz respeito à estrutura em que os animais serão submetidos.

Se a criação vai ser de pastagem, é fundamental garantir uma área rural com pasto de qualidade, além de espaço para a construção de curral e estábulo. Estes devem ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos e a água para os animais. É recomendado também ter estes itens espalhados pelo campo quando o gado for criado solto.

Tão logo tenha condições, adquira  equipamentos para ordenhar as matrizes, e máquinas para transportar o feno, estes utensílios são essenciais para a começar a evoluir sua produção de leite.

Local – Criação de Gado de Leite

Para começar a criação de gado de leite é preciso escolher um local apropriado que comporte esta atividade. Este local deve contar com espaço suficiente para montar um curral, além de espaço para  deixá-los soltos para pastar, caso contrário os bichos podem ficar estressados.

Neste caso, como estamos falando de animais de grande porte e que produzem barulho, cheiro forte, o ideal é selecionar um espaço em uma zona rural, longe dos grandes centros urbanos e de vizinhos.

Também é interessante que a propriedade tenha um pasto de boa qualidade, acesso à água, bem cercada para evitar fugas, lugar de fácil acesso para manejar o gado de leite.

Ordenha – Criação de Gado de Leite

A escolha da ordenha de gado de leite é de suma importância para uma boa produção de gado leiteiro. Um dos principais processos da criação de gado de leite é justamente a ordenha, que possibilita a extração do líquido.

Para fazer a ordenha das vacas, é necessário reuni-las no estábulo, separando-as por fileiras. Na sequência, a máquina de ordenha é encaixada na ubre do animal, de modo a colher o leite diretamente no recipiente.  Para não comprometer a qualidade do leite, a ordenha tem que ser feita com o máximo de higiene, por isso o local deve ser higienizado diariamente para evitar o acúmulo de bactérias.

A máquina de ordenha também deve ser limpa logo após o uso e o responsável pela ordenha tem que manter as mãos livres de qualquer sujeira.

Alimentação e Saúde Animal – Criação de Gado de Leite

Animais saudáveis e bem cuidados garantem maior qualidade do leite. Para garantir uma boa produção de leite é importante que o gado tenha uma alimentação adequada, portanto informe-se sobre os melhores métodos de alimentação, prevenção de doenças, além de vacas saudáveis é preciso garantir métodos corretos e higiênicos de ordenha para garantir um leite de qualidade competitiva.

A alimentação básica dos animais deve começar com um pasto de qualidade, livre de substâncias tóxicas. Os cochos precisam ser higienizados com frequência para que os restos dos alimentos não fermentem e façam mal aos animais.

Manutenção – Criação de Gado de Leite

É importante fazer a manutenção do gado leiteiro, submetendo-os a consultas veterinárias mensalmente. Dessa maneira, é possível acompanhar o desenvolvimento dos animais, verificando se estão saudáveis e o que pode ser feito para aumentar o volume de produção de leite.

Conclusão – Como gerenciar sua fazenda de gado de leite

Trabalhar com gado de leite tem grande potencial lucrativo, mas é preciso conhecer todas as questões administrativas e assuntos relacionados ao manejo de vacas leiteiras.

Para que você consiga mensurar seus resultados é muito importante fazer o registro dos históricos produtivos e reprodutivos e também o controle dos valores recebidos e gastos, para conseguir posterior análise e obter os resultados relevantes para o negócio, é preciso que se armazene o histórico de todas as atividades relacionadas ao rebanho. Parece desafiador?

Todo empreendimento tem suas facilidades e seus desafios, mas à medida que você os conhece permite fazer ações preventivas para evitar prejuízos e aproveitar melhor as oportunidades.

Hoje você conta com softwares de gestão pecuária, que permite todo controle através da plataforma gerencial: cadastro de animais, compra e venda, vacinas, financeiro, máquinas, facilitando o gerenciamento do rebanho e simplificando a análise de dados através de relatórios gerados automaticamente pelo sistema, facilitando as tomadas de decisão dos produtores.

Um bom gerenciamento do gado de leite vai trazer muitos benefícios para a fazenda, por isso busque apoio de um software para gestão de fazendas.

Comercial-Whatsapp