3 dicas para aperfeiçoar a gestão de sua fazenda em 2019!

Para aproveitar as boas perspectivas de crescimento do mercado, é fundamental fazer a gestão da fazenda de uma forma eficaz para identificar onde estão os principais problemas. Aqui vai 3 dicas para aperfeiçoar a gestão de sua fazenda em 2019!

Em todo segmento, o crescimento da demanda ou mesmo a evolução do mercado vem acompanhado por mudança na metodologia, no aumento das exigências na qualidade do produto final e a sustentabilidade no processo produtivo.
A grande parte dos proprietários e gerentes de fazendas pecuárias conhece sobre a atividade e os processos que envolvem a criação dos animais para corte ou leite, mas nos últimos anos somente este conhecimento não tem sido suficiente para tocar todo o negócio.

Agora os gestores necessitam de mais conhecimento em outras áreas do negócio, como gestão de funcionários, gestão financeira, planejamento, sem contar e evolução na maneira de cuidar dos animais, é a transição de produtor rural tradicional para empresário do agronegócio. O controle apurado de todos os números do negócio vai possibilitar uma análise mais precisa da rentabilidade.

As dicas a seguir, também são válidas para negócios recém adquiridos ou que estão apresentando rentabilidade abaixo do esperado. Agora é a melhor hora para organizar o negócio e deixar tudo em suas mãos.

Dica 1: Registre os números e monitore sua fazenda

Para manter-se atualizado, competitivo e lucrativo é preciso monitorar e analisar constantemente os indicadores da fazenda, somente assim você vai conseguir planejar melhor o crescimento da propriedade.

Então para coletar, processar e analisar estes dados é fundamental usar ferramentas que permitam registrar todo histórico do negócio, para gerenciar seu desempenho atual e também cruzar as informações necessárias para um planejamento futuro.

“Independente do tamanho da fazenda e do rebanho a gestão dos dados feito de forma adequada é o melhor caminho para reduzir os erros e controlar o negócio.”

Por exemplo, para aqueles que criam gado de corte é importante registrar pelo menos quanto os animais ganham de peso, se é criador de gado de leite é importante ter o registro do desempenho das matrizes, e melhor ainda, se conseguir levantar os melhores desempenhos.

Resumo: Use uma planilha ou mesmo um Software de gestão pecuária para ter todo registro da fazenda, não deixe a informação se perder.

Dica 2: Faça o controle financeiro da fazenda

Lembre-se o controle financeiro da fazenda é muito importante. Embora possa ser iniciado a qualquer momento, o início do ano é propício para isto.

Poucos produtores registram e avaliam de forma sistemática seus custos e receitas, alguns por não terem acesso a uma ferramenta fácil de usar, outros por nunca ter parado para organizar o financeiro da fazenda.

“ Não faça mais isso, Organize o financeiro da sua fazenda!”

Uma das primeiras medidas é descrever os custos e receitas da sua fazenda, o que permitirá calcular os custos da propriedade. Para isso, o controle das despesas é vital.

Comece a arquivar as notas dos produtos comprados ou anote, em uma planilha pode ser um bom início. Não só as compras mas os outros gastos também devem ser considerados e registrados, como mão de obra, impostos, etc.

Uma ação que pode ser feita no início é descrever as despesas por categorias (Plano de Contas), Despesas Fixas; Farmácia Veterinária, Suplementos, Serviços, etc. Assim, quando você perceber que os custos estão altos vai conseguir identificar onde poderá atuar para reduzir as despesas.

Para auxiliar nessa gestão, você pode utilizar softwares complexos ou utilizar versões que são mais práticas e fáceis de utilizar, são softwares pecuário desenhados de forma simples, e permitem que aqueles produtores que fazem anotações manuais em cadernos transfiram seus números para o computador sem nenhuma dificuldade.

Para aqueles que já fazem uso da informática poderão controlar seus resultados montando uma planilha, mas lembre-se você tem excelentes ferramentas para fazer isto! Conheça uma possibilidade clique aqui!

Quando for montar seus planos de conta, em uma planilha ou em um sistema de gestão pecuária, anote todas as movimentações. Um controle básico das finanças pode incluir sempre os seguintes itens:

Caixa da fazenda: é todo o dinheiro disponível para pagar compromissos futuros ou realizar investimentos

Contas a pagar da fazenda: controle das contas que estão em aberto e precisam ser liquidadas ou pagas

Contas a receber da fazenda: controle sobre as compras a prazo de seus clientes

Controle bancário da fazenda: contas bancárias com todas as movimentações de cheques, depósitos, saques e despesas bancárias

Fluxo de caixa da fazenda: todas as movimentações financeiras dos itens acima

Apuração de resultado: cálculo para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período

Importante: é fundamental que a fazenda tenha o controle de suas entradas e saídas, mas vale destacar o cuidado em separar o fluxo de caixa da fazenda do fluxo de caixa particular.

Dica 3: Deixe seus colaboradores alinhados com o projeto.

Este é um passo muito estratégico em qualquer negócio. Você pode ter o melhor espaço, a melhor raça, a melhor suplementação, mas, se não tiver pessoas alinhadas a tudo isto, boa parte do seu investimento vai para o ralo.
Comece a estabelecer uma relação de parceria com seus colaboradores, trate-os de forma respeitável, compartilhe com eles as estratégias, deixe ele sentir como parte do negócio.

Qualifique-os, ofereça treinamentos que permita aprimorar experiências anteriores da prática no campo, mas também traga novos conhecimentos que são importantes para o crescimento do negócio.

E o mais importante, faça isto o mais breve possível, pois serviço acumulado leva mais tempo para ser organizado, e estamos falando de um negócio que tem dinheiro envolvido, não deixe o dinheiro ir embora pelo ralo. Aproveite este período de encerramento de um ano e início do próximo, geralmente as empresas fazem o fechamento das despesas e receitas e projetam novas metas para o novo ano. No caso das propriedades rurais não deve ser diferente.

Comercial-Whatsapp