Lotação de Pastos

Lotação de pastos. Se você sub-utilizar o espaço físico em sua fazenda, provocará o aumento proporcional do custo fixo sobre o custo variável e isto é um indicativo de que o negócio não vai bem. Quando o custo Fixo é maior que o Custo Variável, um dos principais problemas é a ocupação do pasto.

Para verificar esta informação, utilizamos o índice UA/ha, ou seja, Unidade Animal por Hectare.

Unidade Animal é a medida para padronizar pesos dos animais de um rebanho.

1 UA corresponde a 450Kg de peso vivo.

Verifique se seus pastos estão com a ocupação ideal que é de 1,2 UA/ha

Como fazer o cálculo:

10 fêmeas de 400 quilos + 1 macho de 600 quilos = 4.600 quilos.

Este total corresponde a 10,2 UA que é 4.600 dividido por 450.

Se o pasto onde eles estão tem 10 hectares, significa que a lotação deste pasto é de: 1,02 UA por hectare, o que está muito bom.

Dessa forma os nutrientes do solo e o pasto não serão degradados e estarão prontos para o descanso e recuperação assim que o manejo rotacionar para outro pasto.

Subdivida o pasto em piquetes e faça o Manejo Rotacionado, onde os animais pastam em um determinado lugar depois mudam de piquete deixando aquele pasto anterior em descanso.

Faça a correção no solo, adubação. Um exemplo é você dividir a área em 36 piquetes, com uma área central de bebedouro e saleiro, e os animais ficam 1 dia em cada piquete e cada piquete fica em descanso por 35 dias.

O Procreare faz os cálculos pra você e fornece informações sobre utilização do pasto de forma automática. Além disso, fornece relatórios sobre a ocupação de seus pastos e outros relatórios que geram um diferencial na gestão e manejo de seus rebanhos, maximizando o seu lucro.