Como escolher um software para controle da Pecuária?

muitas pessoas não sabem quais critérios devem  avaliar ao escolher um software. Pensando nisto, preparamos esta matéria, “como escolher um software” para te ajudar a selecionar o melhor para seu negócio.

Veja o que avaliar:

Custo benefício

Nem sempre a solução mais cara, ou mais “robusta” vai ser a melhor escolha, veja o que realmente gostaria de gerenciar e selecione qual solução vai atender melhor a sua demanda. Dentro da necessidade de gestão e orçamento que cabe no seu bolso.

Soluções super completas

Cuidado com isto, dependendo do seu seguimento é melhor optar por soluções mais práticas e de fácil utilização, pois lembre-se que na maioria dos casos você vai ter que delegar alguém para utilizar o sistema. Observe se o software não é complicado demais para o uso rotineiro, com telas tão confusas que seu manuseio e compreensão se transformem em uma tarefa árdua que dificulte sua implantação na fazenda.

Linguagem de programação

Verifique se a linguagem utilizada para desenvolvimento do software é atual e aceita no mercado.

Funções

Observe se o software tem as funções essenciais de cadastro de animais, registro sanitário, controle produtivo (de peso e leite), e controle reprodutivo, e observe os diferenciais como relatórios gerenciais, estatísticas do rebanho e etc.  Lembre-se manuseio não será feito por analistas de sistemas ou programadores e sim por você e sua equipe, sendo assim escolha um software que faça sentido para você.

Atualizações

Veja se a empresa faz um desenvolvimento contínuo do software com implementações de novidades, facilidades e etc… Veja também o preço dessas atualizações para que não sejam muito exorbitantes ou inviáveis.

Suporte Técnico

Verifique se a empresa fornece Suporte Técnico, se é gratuito e sob quais condições o atendimento é fornecido. Veja também quais canais de atendimento são disponibilizados (telefone, internet, e-mail, atendimento pessoal)

Quem responde pelo sistema

Segundo fontes do SEBRAE 26,9% de novas empresas morrem em dois anos, por isto busque saber quem responde pelo sistema. Faça uma pesquisa rápida e simples, porém funcional: veja o site, veja se tem telefone e se possível liga para a empresa, repare como eles atendem e se respondem aos emails.

Resumindo

Como em todos os produtos, sua escolha deve ser baseada na relação custo/benefício. Isso indica que a satisfação não é garantida somente pelo preço baixo ou somente pelos benefícios fornecidos pelo produto, mas é uma união dos dois critérios.

E quando isso acontece, veja o resultado:

“Há quase 7 anos utilizamos o PROCREARE para o gerenciamento do rebanho.  O PROCREARE é um excelente banco de informações, onde de forma simples podemos introduzir, armazenar e acessar todo histórico de cada animal. Nele inserimos todas as informações zootécnicas, dados reprodutivos, sanitários e de produção leiteira. As atualizações, sempre contribuíram de forma positiva vindo a facilitar e agilizar a utilização.

Seu custo é altamente atrativo principalmente em função dos benefícios gerados ao manejo de nossa fazenda. Contamos com um suporte técnico rápido para os esclarecimentos das possíveis dúvidas e ainda treinamentos on line para explorar todas as ferramentas disponíveis no programa.

PROCREARE nos permite de forma organizada, acessar dados Importantes de cada animal, sendo um grande facilitador na geração das informações gerenciais.”

Mariana, Zootecnista, mestre em Nutrição de Ruminantes, Doutoranda em Qualidade e Produtividade Animal.Técnica de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica no Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio – Bovinos de Leite, Nova Odessa-SP.