Recria de novilhas

This is the default single post custom subtitle

Recria de novilhas

RECRIA DE NOVILHAS x IDADE AO PRIMEIRO PARTO.

A recria é um item de grande participação no custo de produção de uma fazenda leiteira. Para que o produtor obtenha sucesso nessa fase da criação de bovinos leiteiros é fundamental antecipar a “Idade ao Primeiro Parto”.

Na fase da desmama até o parto, as novilhas não contribuem com a renda da atividade leiteira. É uma fase de investimentos. A eficiência na criação de animais jovens significa baixa morbidade, mortalidade, melhor ganho de peso e, por fim, novilhas parindo na idade ideal.

Por este motivo, RECRIA DE NOVILHAS tem sido um ponto importantes na pecuária leiteira, pois tem como objetivos principais:

– Obter animais de reposição

– Obter menor idade ao primeiro parto

A “Idade ao Primeiro Parto” é um índice gerado pela média de idade das novilhas do rebanho no momento do primeiro parto. Novilhas parindo com a idade ideal, significa que vão começar mais cedo sua produção de leite, refletindo em uma quantidade maior de leite durante sua vida produtiva. Além, de ficarem menos tempo na fase de recria.

O que pode afetar neste processo:

Ganho de peso inadequado.

A primeira inseminação requer que o animal tenha atingindo não só na idade mas também no peso necessário. Assim, atrasos na primeira inseminação, causados por ganho de peso insuficiente, gerarão atrasos na idade ao primeiro parto, e, consequentemente atraso no inicio produtivo do animal que também impacta no seu retorno de investimento feito.

Por isto adote sistema de gestão de manejo para auxilia-lo no acompanhamento dos pesos dos animais.

O Manejo alimentar.

A idade ao primeiro parto tem ligação também com o manejo alimentar das novilhas durante a recria. O ideal é que o primeiro parto ocorra aos 24 meses de idade. Entretanto, deve-se respeitar um peso ao primeiro parto mínimo de 90% do peso à idade adulta.

Esse peso adulto é obtido das próprias vacas do rebanho, com mais de três partos. Com a meta de peso ao primeiro parto, devem-se estabelecer as metas de ganho de peso durante a fase de recria. Por isto o regime alimentar é tão importante.

Importante: O custo de produção da recria aumenta em novilhas que apresentam idade ao primeiro parto tardia, devido às seguintes razões:

  1. Haverá excesso de novilhas no rebanho;
  2. O custo adicional em alimentação será computado;
  3. Um menor número de novilhas de primeira cria estará presente no rebanho por ano.

Por exemplo, uma novilha que pariu pela primeira vez aos 36 meses levou 12 meses a mais, ou em outras palavras, 50% a mais de tempo, do que uma novilha que pariu aos 24 meses de idade.

As vantagens de aumentar a taxa de crescimento, permitindo que a idade ao primeiro parto seja menor, incluem:

  •  Retorno rápido do capital investido;
  •  Redução dos custos;
  • Redução do número de novilhas necessárias para manter o tamanho do rebanho;
  •  Aumento da vida produtiva;
  •  Ganho genético do rebanho mais rápido;
  • Redução da quantidade total de alimentos necessários do nascimento ao primeiro parto.

Dessa forma, garantir as novilhas um desenvolvimento satisfatório, com ganhos de peso adequados, para que estas iniciem precocemente a vida produtiva é um ponto importante para o sucesso da atividade.