GMD – Ganho Médio Diário

Ganho Médio Diário

Conheça este importante índice de produtividade e aumente sua lucratividade por meio de seu uso.

O GMD é um índice calculado com a seguinte fórmula:

GMD = [(Peso Atual do Animal) – (Peso anterior)] / (Dias entre as duas pesagens)

O que o índice nos diz é quanto de peso em Kg que o animal ganha por dia. É um índice fundamental para fazendas de seleção, recria e engorda.

Sua importância é de acompanhar animais de baixa produtividade. Um animal tem um custo fixo na fazenda: de ração, vacinas, ocupação de pasto, manejo, custo de oportunidade e outros, este custo pode chegar a R$70,00 por mês. Se o animal não ganha 1@ por mês, ele pode gerar grande prejuízo ao longo dos meses.

O ideal é que o animal tenha um GMD acima de 0,850Kg/dia. Acima desta faixa o animal se torna financeiramente rentável.

Mas se você tiver em seu rebanho 100 animais com GMD de 0,400kg/dia, significa um prejuízo demais de R$64.000,00 ao final do período de engorda. De gasto que teve pelo tempo a mais que o animal teve que ficar na fazenda e consumir recursos até atingir o peso de abate.

Acompanhar o GMD faz uma enorme diferença na margem de lucro de sua fazenda. Se suas margens são apertadas, você precisa acompanhar os indicadores e tomar ações simples que alinharão seu negócio com o aumento de lucro.

O Procreare lhe fornece o GMD de forma fácil e automática, classificando os animais por produtividade e já indicando os candidatos a descarte.

Acesse o menu Relatórios >Produção > Ganho Médio Diário.

Observe que ele lista os animais já com a classificação, indicando os melhores e os piores animais de seu rebanho, uma informação fundamental para você reduzir o prejuízo  e aumentar a lucratividade de seu rebanho.

Tenha sempre o controle e desenvolva sua fazenda com o PROCREARE.