Gestão de fazenda via Excel ou Software

O que é melhor para usar na gestão da fazenda, Excel ou um software de gestão pecuária.

Administrar corretamente sua fazenda é vital para a sua continuidade, pois qualquer decisão que seja tomada, por menor que seja, pode trazer acarretar em melhores ou piores resultados.

As gerações passadas de pecuaristas, muitas vezes por falta de recursos, faziam a gestão da propriedade da maneira que conseguiam, através de anotações em cadernos e muita perseverança. Mas hoje em dia a tecnologia facilita muito neste trabalho, tornando possível organizar melhor uma série de trabalhos na propriedade, dando ao pecuarista mais tempo para se dedicar ao negócio.

A planilha de Excel é um primeiro passo importante na organização da gestão de uma fazenda, elas estão melhores classificadas do que as anotações em cadernos, mas elas devem ser utilizadas como um recurso temporário, pois a medida que sua fazenda crescer, corremos o risco de ter um tanto de planilha, e cada uma fazendo uma coisa, não que isto seja de todo ruim, pois temos verdadeiros gênios em planilhas, mas o problema é que estas planilhas quando do aumento de sua complexidade encontramos alguns problemas:

  • Somente quem fez a planilha de Excel que consegue mexer.

Este é um problema muito comum de acontecer, pois somente quem montou as fórmulas, que consegue no dia a dia fazer os lançamentos do jeito certo.

  • Correr o risco de ficarem desatualizados.

Geralmente a planilha Excel fica sob o controle de quem a fez, e isto pode fazer com que os lançamentos fiquem desatualizados, devido à correria do dia a dia.

  • Aumento da complexidade com o passar do tempo:

Para cada dado que se queira calcular é preciso fazer novas amarras nas fórmulas, além de deixá-las mais complexas, ainda temos o risco de inserir dados incorretamente devido a uma falha humana. Gerando assim muitos transtornos.

Mas em vias de regra as planilhas de Excel oferecem controles mais evoluídos que os cadernos de anotações para fins de uma organização inicial são positivas.

Depois que a casa estiver em ordem, e havendo a necessidade de evoluir a gestão de sua fazenda, é importante migrar das planilhas de Excel e partir para uma plataforma de Software para gestão de fazendas.

Os softwares permitem controlar todos os processos da fazenda, desde o cadastro do animal até o controle financeiro da propriedade. Por exemplo, imagine que a sua fazenda tem 200 animais. Imagine o trabalho para organizar os dados de todos eles e administrá-los somente por meio de uma planilha do Excel? Pode até parecer fácil em um primeiro momento, mas quando você ou seu funcionários precisar procurar o local que está determinado animal, as previsões de nascimento, ou verificar um fornecedor que está com o pagamento em atraso, podem deparar-se com diversos problemas. A utilização de um software permite o gerenciamento de todos esses elementos de maneira mais eficiente, o que resulta em economia de tempo, aumento de produtividade além de oferecerem recursos mais sofisticados.

Você consegue informações para ficar melhor embasado para elaborar suas estratégias, pois terá com os dados lançados mais informações que são fiéis à realidade da fazenda.

Se você gasta menos tempo na coleta e lançamento de dados, você tem mais tempo para se dedicar à estratégia de seu negócio, concentrando suas forças no crescimento de sua fazenda.

Um estudo recente nos EUA mostrou que fazendas que se utilizam de plataformas integradas de gestão têm 44% a mais de chances de expandir do que as fazendas que se utilizam de métodos mais simples de gestão, como planilhas e cadernos, além de reduzir seus custos. Contratar uma plataforma de gestão de fazendas é o tipo de investimento com retorno extremamente rápido!

E é justamente  por isto, pensando na eficiência do negócio, que o ideal para a gestor é acompanhar esta evolução tecnológica e os benefícios que ela traz para a gestão do negócio. É assim em todo segmento e não vai ser diferente na pecuária. Escolha o seu software.