Apostila 5s na fazenda

5snafazenda

Implantando mais qualidade na gestão da fazenda.

Programa 5s para pecuária.

Qualquer empresa que busca acompanhar as mudanças da economia mundial, ou mesmo aprimorar sua produção ou simplesmente  ter práticas saudáveis de gestão, melhor controle e organização, independentemente do segmento ou porte, precisa alinhar seus processos dentro de um ambiente adequado de trabalho. É muito importante baixar o custo, evitar desperdício, melhorar a qualidade, ter organização, fazer gestão de pessoas, etc. Esta regra vale também para as empresas rurais.

Dentre as muitas ferramentas que podemos usar para implantar  para melhorar a Qualidade  em uma fazenda o Programa 5S pode ser um ponto  de partida,  pois contem princípios interessantes  para o controle da qualidade e trás vários outros benefícios, e sua implantação é vai demandar, na maioria das vezes, de boa vontade e comprometimento do que recursos financeiros.

O 5S serve para conscientizar sobre a importância da qualidade nos processos produtivos e na promoção do bem estar no ambiente de trabalho. É uma nova filosofia que necessita contar com o comprometimento e participação de todos para gerar os resultados esperados.

Baseado em empresas que já implantaram este programa, não basta somente a implantação dos conceitos, mas  o convite é para uma mudança cultural de todos os envolvidos e a aceitação de que cada um é importante para  melhorar o ambiente da propriedade, precisamos que todos tenham uma boa saúde física e mental para alcançar a meta.

MOTIVOS PARA IMPLANTAR OS 5S EM SUA FAZENDA

  • Melhorar a qualidade dos procedimentos de produção
  • Melhora a utilização e conservação dos bens. Maior durabilidade.
  • Diminuir desperdícios.
  • Aumentar a produtividade da instituição
  • Facilidade de encontrar os recursos utilizados na produção. Organização
  • Otimiza tempo, e tempo é dinheiro. Lucro.
  • Melhora o ambiente de trabalho e nosso convívio com ele.
  • Desenvolvimento e criação de hábitos bons na propriedade
  • Melhor relação entre a propriedade e as famílias residentes, visitantes, fornecedores e todos envolvidos no negócio.
  • Estimula-se um clima de equipe.
  • Capacitação para melhoria da qualidade nos processos produtivos.
  • Transformar o ambiente da empresa e a atitude dos funcionários
  • Reduzir custos.

Origem

Criado no Japão, depois da segunda guerra mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, seu papel era cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas e especialmente pessoas.

Significado

Resumo do programa 5s.
5S – Definição Acão
1.º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte Melhorar o uso do que é útil. Separar o que é útil do que não é.
2.º S – Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.
3.º S – Seiso – Senso de Limpeza Limpar e evitar sujar.
4.º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene Padronizar as práticas saudáveis.
5.º S – Shitsuke – Senso de Autodisciplina Assumir a responsabilidade e ter envolvimento com os padrões saudáveis.

Cuide da aparência de sua propriedade rural, ela representa você!

É muito comum em uma propriedade, a perda de material ou produtos que você sabe que já comprou e que era para estar na propriedade, mas quando precisa, não acha. Em uma de suas andanças achar um produto caro, mal acondicionado, misturado em meio a um tanto de bugiganga, vencido e jogado pelos cantos. Por isto devemos aprender a praticar os 5s em nossos negócios.

Seiri – Senso de utilização e descarte

Uma maneira prática de desenvolver este Senso em sua fazenda, é separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessita ser guardado. Em sentido amplo, significa: “Utilizar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desperdícios”.

Todos os envolvidos devem saber diferenciar o que é útil do que não é, o realmente necessário do desnecessário. Os materiais devem ser separados em conjunto com as pessoas que utilizam.

Esta regra pode ser aplicada aos animais do seu rebanho, identifique os animais produtivos, mas também identifique os animais com baixo desempenho: Intervalo entre partos elevado; ganho de peso baixo, etc. Animais que não produzem satisfatoriamente devem ser substituídos ou eliminados. Existem diversas ferramentas para este acompanhamento.

Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação

Quem se organiza vive e trabalha melhor.

Após separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso, aqueles usados com maior freqüência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente.

Esta etapa auxilia também a administração do estoque de sua propriedade, pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático e rápido saber quando está acabando determinado item, evitando faltas ou excessos.

Faça este tipo de controle também na gestão dos animais do rebanho, tenha separação por era/situação (Ex: em rebanhos bovinos; bezerra mamando, desmamada, novilha, vaca, etc) saiba o local que está cada animal. Tem fazendas que perde horas para localizar um animal no rebanho.

Aplique também na gestão financeira do negócio, temos que organizar tudo para saber como está sendo utilizado o dinheiro. Separe por tipos: Custo fixo, Custo variável, Despesas Funcionários, Compra de animal e Venda de animal.

Praticando

Para experimentar o este programa 5s, que tal começar pelo seu estoque, ou local da propriedade onde fica guardado a maioria dos itens utilizado no processo produtivo (Celeiro, Casa, Cômodo, Armazém)

Para aplicar isto devemos começar a selecionar as nossos itens de acordo com a sua utilidade, separando o útil do não útil para a nossa empresa rural. Podemos seguir os seguintes passos:

Escolha o local, depois limpe, selecione o material e guarde. Só guarde materiais em boas condições de uso.

Arrume as coisas por tipo, crie departamentos ou áreas para separar por tipo. Ex: local das Ferramentas, local dos Remédios, EPIs, etc. Sempre que possível manter o mais próximo do local de trabalho. O que é usado com maior frequência, coloque mais próximo e com fácil acesso. O que é usado com menor frequência pode ficar mais afastado ou em áreas mais altas, mas procure observar isto na sua arrumação.

O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora.

Ao iniciar este trabalho tente desapegar daquelas peças que você guardou com a promessa de um dia utilizar para fazer uma peça artesanal ou um objeto de decoração. Conclua o seu projeto ou desapegue destas coisas.

Lembre-se: O que não serve, atrapalha!  Mantenha somente o necessário para a execução do trabalho.

Você vai perceber que a maioria dos objetos ou papeis guardados realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho e ocupando espaço que serve para organizar outros materiais.

Vantagens:

  • Apresenta maior profissionalismo.
  • Controle dos estoques, evita a compra de materiais e componentes em duplicidade.
  • Previne danos a materiais ou produtos armazenados.
  • Facilidade no transporte interno e na operação.
  • Aumenta a produtividade das máquinas e pessoa.
  • Traz maior senso de humanização, organização, economia, menor cansaço físico e
  • Ambiente mais agradável.
  • Economia de tempo; reduzir o retrabalho
  • Melhor disposição dos móveis e equipamentos facilita na limpeza e na localização dos itens.
  • Diminuir conflitos e estresse por buscas mal sucedidas.

LEMBRETES IMPORTANTES: Sempre vai ter o que fazer em sua fazenda, por isto quando fora para a propriedade programe suas tarefas com antecedência, estabeleça prioridades, assim vai evitar de chegar lá e ficar envolvido só em uma coisa esquecendo das prioridades.

Seiso – Senso de Limpeza

Lugar limpo não é o que mais se limpa, é o que menos se suja!

Este ponto consiste nos cuidados com a aparência e higiene da propriedade, do meio ambiente e das pessoas envolvidas. A conscientização de todos com a manutenção e limpeza do ambiente vai contribuir com para evitar muitos desperdícios de tempo e dinheiro.

Não esqueça que sujeira é a condição ideal para a multiplicação de pragas e doenças e um ambiente sujo é desestimulante.

Trabalhar num ambiente limpo é um direito e uma obrigação de todos.

Além disso, o momento da limpeza é a melhor oportunidade para inspecionar equipamentos (se apresentam danos, variações e alterações) e as condições de conservação das instalações, se precisam de reparos e consertos.

A limpeza é muito importante para a realização de um trabalho. Um ambiente limpo proporciona segurança, conforto e torna o ambiente mais agradável tanto para as pessoas que trabalham como para as que visitam ou simplesmente passa pelo local. Está provado que produzimos mais e com menor desgaste em um ambiente assim.

Sem contar que o descarte de uma embalagem de agrotóxico ou qualquer outro produto toxico, descartado de forma errada pode ser ingerida por um animal do rebanho ocasionando a morte e causando prejuízos.

Podemos praticar o senso de limpeza da seguinte forma:

Todos são responsáveis pela limpeza. Sempre deixe os equipamentos, máquinas e materiais nas mesmas condições que você gostaria de encontrar. é importante habituar-se a fazer isto. Este momento é importante para avaliar se tudo está funcionando bem.

“Usou, limpe e guarde”.

O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona:

Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho.

Evita perdas e danos de materiais e produtos.

Não deixe que as pragas e doenças interfira na sua produção.

Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene

Prevenir é melhor do que remediar. Para praticar o senso de saúde, devemos manter e aprimorar as melhorias promovidas pelos Sensos anteriores.

A expressão senso de saúde representa nossa responsabilidade e sensibilidade para avaliar e promover práticas saudáveis. Considere saúde física, mental, social, financeira, ambiental, e até as práticas saudáveis com o rebanho.

Mantenha as condições de trabalho sempre favorável à saúde e higiene física. Eliminar as condições inseguras. Obedeça as regras de segurança do trabalho, use equipamentos de proteção para trabalhar.

Proteja o meio ambiente, ele garante a saúde do planeta.

Cuidado com o destino final das embalagens.

Cuide também da saúde de seus animais, faça o controle de todas as vacinas e eventos sanitários realizados no animal, a falta ou excesso destes procedimentos pode atrapalhar o desempenho dos animais.

Mantenha as instalações arejadas, limpas e em boas condições.

Não corra riscos desnecessários.

Não esqueça: “a pressa é inimiga da perfeição”;

Cuidado com as ofensas a outras pessoas, mesmo quando são involuntárias, isso vai ajudar na saúde dos relacionamento interpessoais.

Trabalhar com mais saúde e segurança: o Brasil é recordista mundial em acidentes de trabalho.

Shitsuke – Senso de Autodisciplina

O senso de autodisciplina está associado ao mais alto grau de desenvolvimento do ser humano que é “O autodomínio” o controle sobre si mesmo, também temos associado aqui, o controle do que esta sendo feito, a disciplina de seguir os procedimentos conforme acordado nas etapas anteriores.

Tenha disciplina de acompanhar o desempenho do rebanho, faça o controle produtivo, reprodutivo, Sanitário, etc. Inclua nesta etapa a disciplina e o domínio financeiro da propriedade, anote tudo que foi comprado, pago, retirado e recebido. Habitue-se a gerenciar isto.

Estes acompanhamentos requer muita disciplina, pois deve ser constante, somente o que for medido e avaliado poderá ser melhorado. Se precisar um programa de computador, para te ajudar nisto. Coloque a tecnologia a seu favor.

Eleja lideres para ajudar na avaliação dos resultados e implantação. Lembrese, de trabalhar a aceitação e comprometimento das equipes de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para benefício conjunto, que tanto a empresa como os funcionários terão melhorias, ainda poderá existir algumas resistências.

Sempre que possível, crie programa de reconhecimento, pois isto poderá incentivar os envolvidos.

Bons estudos!

5snafazenda