Administrador de fazenda

O que você precisa saber para se tornar um bom administrador de fazendas.

Antes de mais nada você deve entender, que não é preciso ser do campo para trabalhar no campo. Nem por isso vamos dizer que qualquer pessoa pode ser um administrador de fazendas, é preciso ter pelo menos interesse pelo meio rural, pois desde o amanhecer até o cair da noite nos finais de semana, enfim tudo é bem diferente. O contato com o meio rural requer algumas adequações e adaptações culturais pois é necessário adotar um novo estilo de vida, afinal boa parte do tempo requer convivência com animais, trabalho no silêncio e na tranquilidade do campo, bem longe do que é a dinâmica na cidade com muito mais agitação.

Perfil do administrador de fazendas

Tradicionalmente, a administração de fazendas é em muitos casos ocupada pelos seguintes profissionais: Engenheiros Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas e o próprio dono. O foco era dado ao manejo dos animais.
O mercado atual exige do profissional mais dinamismo e que saiba utilizar  ferramentas inteligentes de gestão de propriedades rurais. Que controle não só o manejo dos animais, mas que também faça o acompanhamento financeiro, gestão de pessoas controle de estoque. Afinal é uma atividade que deve ser rentável como qualquer outra.

O que faz um administrador de fazenda e quai os conhecimento necessários para atividade.

Um administrador precisa, antes de tudo, de atitude e disposição, pois isto é comum para gestores. Depois deve ter conhecimento de: Administração geral e um pouco contabilidade, isto vai ajudar na hora de acompanhar os resultados e levantar os custos; Gestão de Pessoas, é muito importante para ajudar na condução do trabalho, na motivação dos funcionários, no treinamento, etc; Gestão de Projetos, para conseguir traçar metas alcançáveis; Precisa conhecer e se preparar para os impactos que as estações do ano traz para a produção da fazenda, ver as influências e assim possa fazer um bom planejamento das atividades.
Estar sempre atualizado e buscando boas práticas faz parte do perfil de profissionais diferenciados e não é diferente na gestão rural.

Fatores que contribuem para um administrador de fazenda.

Especialização: existem escolas e diversos cursos que formam administradores de fazendas isso são agentes facilitadores para o desempenho da função. Para se manter atualizado é preciso gostar da atividade, pois desta forma o conhecimento vem como consequência de sua busca por melhoria.
A tecnologia: Hoje a tecnologia de informática e a robótica fazem parte do dia-a-dia das fazendas. Para se manter atualizado é preciso fazer especializações nesta área;
Com a evolução tecnológica vários mercados ganharam aliados poderosos, com o Agronegócio não é diferente. Os softwares de gestão pecuária já são uma realidade e é um aliado para o gestor.
Busque conhecimento em áreas que vão lhe complementar com gestor, participe de feiras, dia de campo, palestra, entrevistas e tudo que traga mais conhecimento.

Como está o mercado para o administrador de fazenda, será que está saturado, ou será que é carente de profissionais.

O agronegócio vem sempre se mostrando como uma boa oportunidade em nosso país. Afinal temos extensão territorial, condições climáticas, o país que tem  reserva de água doce, acesso à tecnologias, e desenvolve tecnologias próprias. Para ser melhor produtor do que já se mostra nas principais atividades agropecuária, muitas vezes falta apenas apoio político
O setor é carente de bons profissionais, como acontece nos demais segmentos, e ainda tem algo muito peculiar que é a vida no campo, ou seja para este trabalho o profissional além de ter todas as competências técnicas tem que gostar desse estilo de vida.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha no campo hoje:

A Logística é um dos desafios, pois a falta de mais malhas rodoviárias, ferroviária e hidroviária, de portos mais eficientes e maior quantidade de portos, faz com que os gestores pensem e calcule muito bem a forma de distribuir a produção.
As fazendas são indústrias rurais, temos que desenvolver formas de lidar com a falta de infraestrutura típica do campo,falta de escolas, internet e outros serviços.
Carga tributária menos onerosa, maior segurança em leis mais específicas e eficientes que possam garantir maiores investimentos no setor.
Uma política mais eficiente e abrangente por parte do governo federal para o setor. Uma política com planejamento para longo prazo, algo em torno de 20 anos.

Tudo isto vai de alguma forma impactar na forma ou nos custos de produção, pois isto o gestor deve ficar antenado.

Então tenha gosto pelo que está fazendo, não pare de aprender e boa produção a todos.